Saturday, December 02, 2006

O Século dos Futuristas I



Ronaldo Fossati
Eu, me dando conselhos; 1999-2001
Óleo sobre tela; 73,5 X 106 cm

A única coisa boa de envelhecer é a aparente paciência com o mundo que adquirimos com o tempo.
Puro otimismo. Estamos é ficando mais devagar e com reflexos mais retardados.
Adquirimos uma falsa sabedoria representada por um atraso nas reações, um delay de temperamento, que nos dá oportunidade de fazer cara de guru indiano e olhar para os mais jovens como se dissesse: -Eu sei como é isso, meu filho!
Bobagem. A vida sempre nos deixa atônitos e aturdidos com o inesperado e nossa lentidão contrasta com a crescente velocidade da modernidade, tão exaltada pelos futuristas que foram influenciados pelo poeta e escritor italiano Filippo Tommaso Marinetti que lançou o Manifesto Futurista em 1909.
E o mundo segue o seu determinismo histórico, sempre pressionado por necessidades das classes dominantes e vontades de poderosos de ocasião que, para seus desesperos e nossos risos sarcásticos e nervosos, não controlam todas as causas e efeitos desse determinismo e a história soluça em eras, épocas, ciclos, reinados, impérios...

1 comment:

Luiz Henrique Vieira said...

Olá, Ronaldo!

Sinto muito pela demora em te responder, mas acontece que estive uma data sem visitar o blog da pictórica... Só hoje, vi sua mensagem e pude visitar seu blog.

Não li tudo o que escreveu, mas, pelo que li, já sei que você pensa e que, inclusive, sabe se expressar através da escrita. Isso é muito bom!

Das imagens que vejo aqui, só não me interessa o desenho. As pinturas - todas - são do meu agrado e me fazem pensar. O perfil masculino é boníssimo - todo pintura!

Algum trabalho recente? gostaria de ver...

um abraço e obrigado por mostrar seu trabalho,
luiz